VENTOS DOS DESERTOS

Você caiu, agora levante-se

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Você caiu, agora levante-se sem desespero

– Sobre o desespero e a humildade –

(Excerto dos escritos de São Pedro de Damasco, como encontrados na Filocalia)

Sempre é possível começar de novo por meio do arrependimento. ‘Você caiu’, está escrito, ‘agora levante-se’ (cf. Prov. 24:16). E se você cair de novo, então se levante novamente, sem se desesperar por sua salvação, não importa o que aconteça. Contanto que você não se entregue voluntariamente ao inimigo, sua paciência, combinada com autocensura, será suficiente para sua salvação. ‘Pois, embora nós nos percamos em nossa loucura e desobediência’, diz São Paulo.’… Mesmo assim, Ele nos salvou, não por causa de alguma coisa boa que tivéssemos feito, mas por Sua misericórdia’ (Tito 3: 3,5). Portanto, não se desespere de forma alguma, ignorando a ajuda de Deus, pois Ele pode fazer o que quiser. Ao contrário, coloque sua esperança Nele e Ele resolverá por uma destas formas: seja por meio de provações e tentações, ou de alguma outra forma que só Ele conhece, Ele fará sua restauração; ou Ele aceitará sua paciência e humildade nas suas obras; ou por causa da sua esperança de que Ele agirá com amor em relação a você, e até de alguma outra maneira da qual você não está ciente, assim Ele salvará sua alma algemada. Só não abandone o seu médico, pois do contrário você sofrerá sem sentido a dupla morte por não conhecer os caminhos escondidos de Deus.

Mesmo se você não for o que deveria ser, você não deve se desesperar. Já é suficientemente mau que tenha pecado; por que é que, além disso, erra ao considerar a Deus, na sua ignorância, como impotente? Ele, que por sua causa criou o grande universo que você contempla, é incapaz de salvar sua alma? E se você disser que este fato, assim como Sua encarnação, só piora sua condenação, se arrependa; e Ele receberá o seu arrependimento, assim como aceitou o do filho pródigo (cf. Lucas 15:20) e a prostituta (cf. Lucas 7: 37-50). Mas se o arrependimento é demais para você e você peca por hábito mesmo quando não quer, mostre a humildade como o publicano (cf. Lc 18,13): isso é suficiente para garantir a sua salvação. Pois aquele que peca sem se arrepender, mas não se desespera, deve necessariamente considerar-se a mais baixa das criaturas, e não ousará julgar ou censurar alguém. Pelo contrário, ficará maravilhado com a compaixão de Deus, e ficará cheio de gratidão para com seu Benfeitor, e assim poderá receber muitas outras bênçãos também. Mesmo que ele esteja sujeito ao diabo por pecar, por temor a Deus ele desobedece o inimigo quando este tenta fazê-lo se desesperar. Por causa disso, ele tem sua porção com Deus; porque ele é grato, dá graças, é paciente, teme a Deus, não julga para não ser julgado. Todas essas são qualidades cruciais. É como diz São João Crisóstomo sobre a geena: é quase de maior benefício para nós do que o reino dos céus, visto que por causa dele muitos entram no reino dos céus, enquanto poucos entram por causa do próprio reino; e se eles entrarem, é em virtude da compaixão de Deus. A geena nos persegue com o medo, o reino nos abraça com amor, e por meio deles somos salvos pela graça de Cristo.

Se aqueles que são atacados por muitas paixões da alma e do corpo resistirem pacientemente, e não se renderem por negligência ao seu livre arbítrio, e não

desesperarem, serão salvos. Da mesma forma, aquele que atingiu o estado de desapego, liberdade do medo e leveza de coração, cai rapidamente se não confessar a graça de Deus continuamente, não julgando ninguém. Com efeito, se se atrever a julgar alguém, torna evidente que, ao adquirir sua riqueza, confiou na própria força, como afirma São Máximo.

O homem verdadeiramente humilde nunca cessa de criticar a si mesmo, mesmo quando o mundo inteiro o ataca e o insulta. Ele age desta forma, não apenas para alcançar a salvação, por assim dizer passivamente, suportando com paciência tudo o que lhe acontece, mas para avançar ativa e deliberadamente a abraçar os sofrimentos de Cristo. Destes sofrimentos ele aprende a maior de todas as virtudes, a humildade: a morada do Espírito Santo, a porta de entrada para o reino dos céus, isto é, o desapego. Aquele que passa por este portal vem a Deus; mas sem humildade seu caminho é cheio de dor e seu esforço é inútil. A humildade concede repouso completo a quem a possui em seu coração, porque ele tem Cristo habitando dentro dele. Por meio dela, a graça permanece com ele e os dons de Deus são preservados. É fruto de muitas virtudes diferentes: da obediência, paciência resistente, despojamento de posses, pobreza, temor a Deus, conhecimento espiritual e outros também. Mas, acima de tudo, é fruto da discriminação, a virtude que ilumina os alcances mais longínquos do intelecto. No entanto, que ninguém pense que tornar-se humilde é uma questão simples e casual. É algo além de nossos poderes naturais; e é quase verdade dizer que quanto mais uma pessoa é talentosa, mais difícil é para ela atingir a humildade. Isso pressupõe grande julgamento e perseverança em face das provações e os espíritos malignos que se opõem a nós. Pois a humildade passa por todas as suas armadilhas.

A humildade também é fruto do conhecimento espiritual, e esse conhecimento nasce de provações e tentações. Ao homem que conhece a si mesmo é dado o conhecimento de todas as coisas; e para o homem que se submete a Deus, todas as coisas estarão sujeitas quando a humildade reinar em seus membros. Pois é precisamente passando por muitas provações e tentações, e por suportá-las pacientemente, que um homem adquire experiência; e como resultado ele passa a conhecer sua própria fraqueza e o poder de Deus. Ao tomar consciência de sua própria fraqueza e ignorância, ele reconhece que agora aprendeu o que antes não sabia; e isso permite que ele veja que, assim como ele não sabia essas coisas e não sabia que não sabia, há muitas outras coisas que ele poderá aprender mais tarde. São Basílio, o Grande, observa a este respeito que, a menos que se experimente algo, não temos consciência do que está faltando. Mas aquele que experimentou o conhecimento espiritual sabe pelo menos até certo ponto que é ignorante, e assim seu conhecimento se torna para ele uma fonte de humildade. Novamente, aquele que sabe que é uma criatura mutável nunca manterá uma alta opinião sobre si mesmo; ele reconhecerá que qualquer coisa que ele possa ter pertence ao seu Criador. Você não elogia um pote com o fundamento de que ele se tornou útil; você elogia seu criador. E quando está quebrado, você culpa quem o quebrou, não seu criador.

No entanto, se o vaso de que estamos falando for dotado de inteligência, então necessariamente possuirá livre arbítrio. Tudo o que há de bom nisso vem de seu Criador,

e Ele também é a causa de sua criação; mas sua queda ou desvio dependerá de como ele exerce sua própria vontade. Se você não se desviar, Deus em Sua graça concederá a você o selo de Sua aprovação; mas se você der ouvidos aos maus conselhos da serpente, a desaprovação será o seu destino. Aprovação e gratidão, no entanto, não são devidos ao homem que os recebe, mas Àquele que os concede. Porém, pela graça, aquele que recebe um presente pode merecer aprovação porque por sua própria escolha aceitou o que não tinha ou, antes, porque é grato ao seu Benfeitor. E se ele não é grato, ele não apenas perde toda a aprovação, mas ele se condena por sua ingratidão também. No entanto, acredito que ninguém é tão descarado a ponto de alegar que o presente não foi concedido gratuitamente a ele e fingir em sua iniqüidade que ele merece elogios, inchando-se calmamente e condenando aqueles que aparentemente não são como ele, pelo fato de ele próprio ter conferido a si próprio a riqueza que pensa possuir, e não a ter recebido pela graça de Deus. Se tal pessoa agradecer ao Doador, ele o faz da mesma forma que o fariseu do Evangelho, e diz a si mesmo: ‘Agradeço-te, ó Deus, por não ser como os outros homens (Lucas 18:11). O Evangelista, ou melhor, Deus, que conhece o coração dos homens tinha razão em dizer que falava ‘para si mesmo’, pois o fariseu não falava com Deus. Embora oralmente ele parecesse estar falando com Deus, Deus, que conhecia sua alma que se aplaudia, disse que ele se levantou e orou não a Deus, mas a si mesmo.

O fato de as Escrituras muitas vezes fazerem uso de frases idênticas ou muito semelhantes deve-se, diz São João Crisóstomo, não à repetitividade ou prolixidade, mas ao desejo de gravar no coração do leitor o que é dito. No ardor da sua escrita, o salmista não quis parar, como fazem aqueles que não experimentaram a doçura das suas palavras e que na sua indiferença as pisoteiam para se libertarem do peso delas. Será que essa pessoa colherá algum lucro das Sagradas Escrituras? Ele não merece simplesmente condenação e escurecimento de seu intelecto ao abrir a porta para os demônios que o estão atacando?

Como o Senhor disse: ‘Se eles fizerem essas coisas quando a madeira estiver verde, o que acontecerá quando ela secar? “(Lucas 23:31); e novamente:’ Se o homem justo acaba de ser salvo, onde irão aparecer o ímpio e o pecador?” (1 Ped. 4:18). Os demônios atacam até mesmo aqueles cujo intelecto, imaterial e sem forma, está inteiramente concentrado na lembrança de Deus; e, a menos que Deus os ajudasse por causa de sua humildade, sua oração não subiria ao céu, mas voltaria vazia. O que então será nosso destino, abjetos como somos? Nem sequer abrimos os nossos lábios e falamos para o alto, para que por fim Deus tenha misericórdia de nós, descendo ao nível da nossa ignorância e fraqueza porque lhe demonstramos gratidão.

Quanto a saber se os demônios atacam ou não até mesmo os perfeitos neste mundo, vamos ouvir o que diz São Macario: ‘Ninguém se torna perfeito nesta tempo; pois se o fizessem, então o que é dado aqui não seria simplesmente uma promessa das bênçãos reservadas, mas sua plena realização.’ Ele aduz em testemunho um dos irmãos que estava orando com vários outros e que de repente foi arrebatado mentalmente para o céu e viu na Jerusalém celestial tabernáculos dos santos. Quando ele voltou ao seu

estado habitual, entretanto, ele caiu em virtude e acabou sendo completamente destruído; pois ele pensava que havia alcançado algo e não percebeu que, sendo indigno e apenas pó por natureza, ele estava ainda mais em dívida por ter tido o privilégio de ascender a tal altura. Santo Macario também diz que conheceu muitos homens, e por sua experiência passou a reconhecer sem qualquer dúvida que ninguém neste mundo é perfeito: mesmo que se torne totalmente imaterial e seja quase um com Deus, o pecado o persegue e não desaparecerá completamente antes de sua morte.

Evagrio, o Solitário, contou como um certo monge orava quando, para seu benefício e de muitos outros, Deus permitiu que os demônios o pegassem pelas mãos e pelos pés e o jogassem para o alto; e para que seu corpo não se machucasse quando ele caísse no chão, eles o pegaram em uma esteira. Eles fizeram isso por muito tempo, mas não conseguiram desviar seu intelecto do céu. Como é que um homem assim perceberia sequer o que estava a comer? Quando teria ele necessidade de salmodia ou leitura? Mas temos necessidade deles por causa da fraqueza de nosso intelecto, embora mesmo assim não nos consigamos concentrar. Infelizmente, tal homem santo sofreu ataques dos demônios, mas não nos preocupamos com seus ataques. Os santos são protegidos por sua humildade das armadilhas do diabo, enquanto nós em nossa ignorância estamos inchados. Na verdade, é um sinal de grande ignorância que alguém se auto-exalte sobre o que não é seu. ‘O que você tem que você não tenha ainda a receber ‘, seja gratuitamente de Deus ou por meio das orações de outros? ‘Agora, se você o recebeu, por que se vangloria de que não o tivesse recebido’ (1 Cor. 4: 7), mas que você mesmo o tivesse conquistado? É o que Abba Cassian expõe.

A humildade, portanto, nasce do conhecimento espiritual, e ela própria dá origem à discriminação; enquanto que da discriminação nasce o discernimento espiritual que o profeta chama de ‘conselho’ (Isaías 11: 2). Por meio dessa visão, vemos as coisas de acordo com sua verdadeira natureza, e o intelecto morre para o mundo porque agora contempla as criações de Deus. A Ele a glória por todos os séculos e séculos. Amém.

Veja Também

outubro 20, 2021

Oração a Nossa Senhora Desatadora dos Nós -novo

outubro 20, 2021

Oração a Nossa Senhora Desatadora dos Nós

janeiro 7, 2021

Eu adoro, ó Jesus, tuas cinco Chagas

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?