VENTOS DOS DESERTOS

O método de Oração de Jesus

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

(Por Sofronia Arquimandrita)

 

Proponho-me dedicar este capítulo para expor o mais brevemente possível os aspectos mais importantes da Oração de Jesus e visões de bom senso a respeito desta grande cultura do coração que encontrei com a Montanha Sagrada.

Ano após ano, os monges repetem a oração com os lábios, sem tentar por nenhum meio artificial unir mente e coração.  Sua atenção está concentrada em harmonizar sua vida com os mandamentos de Cristo.  De acordo com a tradição antiga, a mente se une ao coração por meio da ação Divina quando o monge continua no feito ascético de obediência e abstinência; quando a mente, o coração e o próprio corpo ‘velho’ em grau suficiente são libertados do domínio do pecado;  quando o corpo se torna digno de ser ‘o templo do Espírito Santo’ (cf. Rom. 6.11-14).

No entanto, os professores antigos e ocasionalmente os professores atuais permitem recorrer a um método técnico de trazer a mente para o coração.  Para fazer isso, o monge, tendo o corpo adequadamente estabelecido, pronuncia a oração com a cabeça inclinada sobre o peito, inspirando as palavras ‘Senhor Jesus Cristo, (Deus de Deus)’ e expirando as palavras ‘tem misericórdia de mim pecador’.  Durante a inspiração, a atenção primeiro segue o movimento do ar inspirado até a parte superior do coração.  Desta forma, a concentração pode ser preservada sem divagar, e a mente fica lado a lado com o coração, ou mesmo entra nele.  Este método eventualmente permite que a mente veja, não o coração físico, mas o que está acontecendo dentro dele – os sentimentos que se infiltram e as imagens mentais que se vem de fora.  Com essa experiência, o monge adquire a capacidade de sentir seu coração e de continuar com sua atenção centrada no coração, sem recorrer a nenhuma técnica psicossomática.

 

A verdadeira oração vem por meio da fé e do arrependimento

Este procedimento pode ajudar o iniciante a entender onde sua atenção interior deve ficar durante a oração e, como regra, em todos os outros momentos também.  No entanto, a verdadeira oração não deve ser alcançada assim.  A verdadeira oração vem exclusivamente por meio da fé e do arrependimento aceito. Como o único fundamento.  O perigo da psicotécnica é que não são poucos os que atribuem grande importância ao método enquanto método.

Para evitar tal deformação, o iniciante deve seguir outra prática que, embora consideravelmente mais lenta, é incomparavelmente melhor e mais salutar para fixar a atenção no Nome de Cristo e nas palavras da oração.  Quando a contrição pelo pecado atinge um certo nível, a mente naturalmente atende ao coração.

 

A Fórmula Completa

A fórmula completa da Oração de Jesus funciona assim: Senhor, Jesus Cristo, Filho de Deus, tenha misericórdia de mim, um pecador; e é esta forma definida que é recomendada.  Na primeira metade da Oração, professamos Cristo, Deus feito carne para nossa salvação.  Na segunda, afirmamos nosso estado decaído, nossa pecaminosidade, nossa redenção.  A conjunção da confissão dogmática com o arrependimento torna o conteúdo da oração mais abrangente.

Estágios de desenvolvimento

É possível estabelecer uma certa sequência no desenvolvimento desta oração.  Primeiro, é uma questão verbal: dizemos a oração com nossos lábios enquanto tentamos concentrar nossa atenção no Nome e nas palavras.  Em seguida, não movemos mais nossos lábios, mas pronunciamos o Nome de Jesus Cristo, e o que se segue, mentalmente.

No terceiro estágio, a mente e o coração se combinam para atuar juntos: a atenção da mente está centrada no coração e a oração é dita ali.

Em quarto lugar, a oração se torna autopropulsora.  Isso acontece quando a oração é confirmada no coração e, sem nenhum esforço especial de nossa parte, continua ali, onde a mente está concentrada.

Enfim, a oração, tão cheia de bênçãos, passa a atuar como uma suave chama dentro de nós, como inspiração do Alto, alegrando o coração com a sensação do amor divino e deleitando a mente na contemplação espiritual.  Este último estado às vezes é acompanhado por uma visão de luz.

 

Vá passo a passo

A ascensão gradual à oração é o mais confiável.  O iniciante que irá embarcar na luta é recomendado normalmente de começar com o primeiro passo, a oração verbal, até que o corpo, a língua, o cérebro e o coração assimilem.  O tempo que isso leva varia.  Quanto mais sério é o arrependimento, mais curta é a estrada.  A prática da oração mental pode, por um tempo, ser associada ao método hesiquásico – em outras palavras, pode assumir a forma de articulação rítmica ou a-rítmica da oração, conforme descrito acima, inspirando durante a primeira metade e expirando durante a segunda parte.  Isso pode ser genuinamente útil se a pessoa não perder de vista o fato de que toda invocação do Nome de Cristo deve estar inseparavelmente associada à consciência do próprio Cristo.  O Nome não deve ser separado da Pessoa de Deus, para que a oração não seja a Pessoa de Deus, para que a oração não seja reduzida a um exercício técnico e, assim, contrarie o mandamento: ‘Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão’ (EX. 20.7; Deuteronômio 5.11).

 

Atenção da mente adquirida

Quando a atenção da mente está fixada no coração, é possível controlar o que acontece no coração, e a batalha contra as paixões assume um caráter racional.  O inimigo é reconhecido e pode ser expulso pelo poder do Nome de Cristo.  Com este feito ascético, o coração se torna tão sensível, tão perspicaz que, eventualmente, ao orar por alguém, o coração pode revelar quase imediatamente o estado da pessoa por quem orou.  Assim, a transição ocorre da oração mental para a oração da mente e do coração, que pode ser seguida pelo dom da oração que procede por si mesma.

 

Não se apresse

Procuramos estar diante de Deus com todo nosso ser. Invocar o Nome de Deus Salvador, inteiramente no temor de Deus, junto com um esforço constante para viver de acordo com os mandamentos, aos poucos conduz  a uma fusão abençoada de todos os nossos poderes.  Nós nunca devemos nos apressar em nosso esforço ascético.  É fundamental descartar qualquer ideia de atingir o máximo no menor tempo possível.  Deus não nos força, mas também não podemos obrigá-lo a nada.  Os resultados obtidos por meios artificiais não duram muito e, mais importante, não une nosso espírito com o Espírito do Deus vivo.

 

É um longo caminho

Na atmosfera do mundo de hoje, a oração requer coragem sobre-humana.  Todo o conjunto de energias naturais está em oposição.  Manter a oração sem distração sinaliza vitória em todos os níveis da existência.  O caminho é longo e espinhoso, mas chega um momento em que um raio celestial perfura a escuridão escura, para fazer uma abertura por meio da qual pode ser vislumbrada a fonte da eterna Luz Divina.  A Oração de Jesus assume uma dimensão metacósmica.  São João, o Divino, afirma que no mundo vindouro nossa deificação alcançará a plenitude, uma vez que ‘nós o veremos como Ele é’.  ‘E todo homem que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro… Todo aquele que permanece nEle não peca; todo aquele que peca não o viu nem o conheceu ”(cf. 1Jo 3.2,3,6).  A fim de receber o perdão dos pecados e a promessa do Pai no nome de Cristo, devemos nos esforçar para habitar em seu nome “até que sejamos dotados de poder do alto” (cf. Lucas 24-49).

Ao aconselhar contra ser levado por práticas artificiais como a meditação transcendental, estou apenas repetindo a mensagem milenar da Igreja, conforme expressa por São Paulo: Exercite-se antes para a piedade.  Porque o exercício físico pouco se aproveita, mas a piedade para tudo se aproveita, tendo a promessa da vida que agora existe, e do que está por vir.  Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação.  Pois, portanto, trabalhamos e sofremos opróbrio, porque confiamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens ”(1 Timóteo 4.7-10).

 

Não é como a Meditação Transcendental

O caminho dos pais requer fé firme e longa paciência “, ao passo que nossos contemporâneos querem aproveitar todo dom espiritual, inclusive a contemplação direta do Deus Absoluto, pela força e rapidez, e muitas vezes a trairão rapidamente. E depois traçarão um paralelo entre a oração em Nome de Jesus e ioga ou meditação transcendental e coisas semelhantes.  Devo enfatizar o perigo de tais erros – o perigo de considerar a oração um dos meios “técnicos” mais simples e fáceis que conduzem à unidade imediata com Deus.  É imperativo traçar uma linha bem definida entre a Oração de Jesus e todas as outras teorias ascéticas.  Está iludido quem se esforça para se despojar mentalmente de tudo o que é transitório e relativo para cruzar algum limiar invisível, para perceber sua origem eterna, sua identidade como a Fonte de tudo o que existe;  a fim de retornar e se fundir com Ele, o Absoluto transpessoal Sem Nome.  Tais exercícios permitiram que muitos ascendessem à contemplação supra-racional do ser;  experimentando uma certa trepidação mística;  conhecendo o estado de silêncio da mente, quando a mente vai além dos limites do tempo e do espaço.  Em estados semelhantes, o homem pode sentir a paz de ser afastado dos fenômenos em constante mudança do mundo visível;  pode até ter uma certa experiência de eternidade.  Mas o Deus da verdade, o Deus vivo, não está em tudo isso.  É a própria beleza do homem, criada à imagem de Deus, que é contemplada e vista como Divindade, enquanto ele mesmo continua dentro dos limites de sua condição de criatura.

Esta é uma preocupação extremamente importante.  A tragédia da questão reside no fato de o homem ver uma miragem que, em seu anseio pela vida eterna, confunde com um verdadeiro oásis.  Esta forma impessoal de ascetas leva finalmente a uma afirmação do próprio princípio divino na própria natureza de homem.  O homem é então atraído para a ideia de autodeificação – a causa da queda original.  O homem cego pela majestade imaginária do que contempla, de fato, pôs o pé no caminho da autodestruição.  Ele descartou a revelação de um Deus Pessoal.

Ele acha que o princípio da Pessoa-Hipóstase é limitador, indigno do Absoluto.  Ele tenta se despir de limitações semelhantes e retornar ao estado que ele imagina que lhe pertence desde antes de sua vinda a este mundo.  Este movimento nas profundezas de seu próprio ser nada mais é do que atração pelo não-ser do qual fomos chamados pela vontade do Criador.

 

Conhecimento de Deus Pessoal

O verdadeiro Criador revelou-se a nós como um Absoluto Pessoal.  Toda a nossa vida cristã é baseada no conhecimento de Deus, o Primeiro e o Último, cujo nome é EU SOU.  Nossa oração deve ser sempre pessoal, face a face.  Ele nos criou para sermos unidos em Seu Ser Divino, sem destruir nosso caráter pessoal.  É essa forma de imortalidade que nos foi prometida por Cristo.  Como São Paulo, não estaríamos ‘despidos, mas vestidos, para que a mortalidade fosse tragada pela vida’.  Para isso, Deus nos criou e ‘nos deu o penhor do Espírito (2 Coríntios 5.4.5).

O Método de Oração de Jesus, a imortalidade pessoal é alcançada por meio da vitória sobre o mundo – uma tarefa poderosa.  O Senhor disse: ‘Tende bom ânimo; Eu venci o mundo ”(Jo 10,33), e sabemos que a vitória não foi fácil.  ‘Acautelai-vos dos falsos profetas… Entrai pela porta estreita: porque larga é a porta, e amplo o caminho que conduz à destruição, e muitos são os que entram por ela: Porque estreita é a porta, e estreito é o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram ”(Mt 7.13-15).

 

Onde está a destruição?

Nesse povo que se afasta do Deus Vivo.

Para crer em Cristo, deve-se ter a simplicidade das crianças – ‘A menos que se convertam e se tornem como criancinhas, não entrareis no reino dos céus’ (Mt 18.3) – ou então, como São Paulo, sejam tolos pelo amor de Deus.  ‘Somos tolos, pelo amor de Cristo … somos fracos … somos desprezados … somos feitos como a imundície do mundo e somos a causa de todas as coisas até hoje’ (1 Cor. 4. 10, 13).  No entanto, “ninguém pode lançar outro fundamento além daquele que está posto, que é Jesus Cristo” (1Co 3.11).  Portanto, rogo-vos que sejais meus seguidores ”(1Co 4.16).  Na experiência cristã, a consciência cósmica vem da oração como a oração de Cristo no Getsêmani, não como resultado de cogitações filosóficas abstratas (1 Cor. 4. 10, 13).

Quando o próprio Deus se revela em uma visão de Luz Incriada, o homem naturalmente perde todo desejo de se fundir em um Absoluto transpessoal.  O conhecimento que está imbuído de vida (em oposição ao conhecimento abstrato) não pode de forma alguma ser confinado ao intelecto: deve haver uma união real com o ato do ser.  Isto é alcançado através do amor: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração … e com toda a tua mente ‘(Mt 22,37).  O mandamento nos oferece amor.  Portanto, o amor não é algo que nos é dado: deve ser adquirido por um esforço de nossa própria vontade.  A injunção é dirigida primeiro ao coração como o centro espiritual do indivíduo.  A mente é apenas uma das energias do humano. O amor começa no coração, e a mente é confrontada com um novo evento interior e contempla o Ser na Luz do Amor Divino.

Tarefa difícil

Não há façanha ascética mais difícil, mais dolorosa, do que o esforço para se aproximar de Deus, que é Amor (cf. I João 4.8, 16).  Nosso clima interior varia quase de um dia para o outro: agora estamos preocupados porque não entendemos o que está acontecendo conosco;  agora inspirado por um novo flash de conhecimento.  O Nome Jesus nos fala da manifestação extrema do amor do Pai por nós (cf. João 3.16).  Na proporção em que a imagem de Cristo se torna cada vez mais sagrada para nós e Sua palavra é percebida como energia criadora, uma paz maravilhosa inunda a alma, enquanto uma aura luminosa envolve o coração e a cabeça.  Nossa atenção pode se manter estável.  Às vezes continuamos assim, como se fosse um estado perfeitamente normal estar, sem reconhecer que é um presente do Alto.  Na maioria das vezes, só realizamos essa união de mente com o coração quando ela é interrompida.  No Homem, Cristo Jesus habita todas as plenitudes da Divindade corporalmente ‘(Colossenses 2.9).  Nele não há apenas Deus, mas toda a raça humana.  Quando pronunciamos o nome Jesus Cristo, colocamo-nos diante da plenitude do Ser Divino e do ser criado.  Ansiamos por fazer de Sua vida nossa vida; para que Ele tome Sua morada em nós.  Nisto reside o significado da deificação.  Mas o anseio natural de Adão por deificação logo no início tomou um rumo errado que levou a um terrível desvio.  Sua visão espiritual foi insuficientemente estabelecida na verdade.

Nossa vida pode se tornar santa em todos os aspectos apenas quando o verdadeiro conhecimento de sua base metafísica estiver acoplado ao perfeito amor a Deus e ao próximo.  Quando acreditamos firmemente que somos a criação de Deus, o Ser Primordial, será óbvio que não há deificação possível para nós fora da Trindade.  Se reconhecermos que em sua ontologia toda a natureza humana é uma, então, pelo bem da unidade dessa natureza, devemos nos esforçar para fazer com que o amor ao próximo seja parte de nosso ser.  Nosso inimigo mais terrível é o orgulho.  Seu poder é imenso.  O orgulho suga todas as nossas aspirações, vicia todos os nossos esforços.  A maioria de nós é vítima de suas insinuações.

O orgulhoso quer dominar, impor sua própria vontade aos outros;  e assim surge conflito entre irmãos.  A pirâmide da desigualdade é contrária à revelação a respeito da Santíssima Trindade em Quem não há maior, nem menor;  onde cada Pessoa possui plenitude absoluta de Ser Divino.

O Reino de Cristo funda-se no princípio de que quem quer que seja o primeiro deve ser servo de todos (cf. Mc 9,35).  O homem que se humilha será exaltado e vice-versa; aquele que se exalta será abatido.  Em nossa luta pela oração, devemos limpar nossas mentes e corações de qualquer anseio de prevalecer sobre nosso irmão.  Desejo de poder é a morte para a alma.  As pessoas são atraídas pela grandeza do poder, mas se esquecem de que ‘aquilo que é muito estimado entre os homens é uma abominação aos olhos de Deus (Mt 16.15).  O orgulho nos incita a criticar e até a desprezar nossos irmãos mais fracos;  mas o Senhor advertiu-nos para ‘ter cuidado para não desprezar nenhum destes pequeninos’.  Se nos rendermos ao orgulho, toda a nossa prática da Oração de Jesus será apenas profanação do Seu Nome.  “Aquele que diz que permanece nele, também deve andar como ele andou” (1 João 2.6).  Aquele que verdadeiramente ama a Cristo, dedicará todas as suas forças para obedecer a Sua palavra.  Eu enfatizo isso porque é nosso método real de aprender a orar.  Esta, e não quaisquer técnicas psicossomáticas, é a maneira certa.

 

Não é um Yoga Cristão

Demorei-me na justificação dogmática para a Oração de Jesus em grande parte porque na última década ou então a prática desta oração foi distorcida em um assim chamado ‘yoqa cristão’ e confundido com ‘ meditação transcendental’.  Cada cultura, não apenas cada cultura religiosa, preocupa-se com exercícios ascéticos.  Se uma certa semelhança em sua prática ou em suas manifestações externas, ou mesmo em sua formulação mística, pode ser discernida, isso não significa de forma alguma que eles sejam fundamentalmente iguais.  Situações externamente semelhantes podem ser muito diferentes no conteúdo interno.  Quando contemplamos a sabedoria Divina na beleza do mundo criado, somos, ao mesmo tempo, atraídos ainda mais fortemente pela beleza imperecível do Ser Divino revelada a nós por Cristo.

O Evangelho para nós é a Auto-Revelação Divina.  No nosso desejo de fazer da palavra do Evangelho a substância de todo o nosso ser, libertamo-nos, pelo poder de Deus, do domínio das paixões.  Jesus é o único Salvador no verdadeiro sentido da palavra.  A oração cristã é efetuada pela constante invocação de Seu Nome: Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus Vivo, tem misericórdia de nós e do Teu mundo.  Embora a oração em Nome de Jesus em sua realização final una totalmente o homem a Cristo, a hipóstase humana não é obliterada, não está perdida no Ser Divino como uma gota d’água no oceano.  ‘Eu sou a luz do mundo … Eu sou a verdade e a vida’ (João 8.12; 14.6).  Para o ser cristão, verdade, ‘a vida não é’ o que ‘, mas’ quem ‘.  Onde não há forma pessoal de ser, também não há forma viva.  Onde em geral não há vida, nem há bem ou mal;  luz ou escuridão.  ‘Sem ele nada do que foi feito foi feito.  Nele estava a vida ‘(João 1: 3). Quando a contemplação da Luz Incriada é aliada à invocação do Nome de Cristo, o significado deste Nome como ‘o reino de Deus vem com poder’ (Marcos 9.1) é particularmente claro, e o espírito do homem ouve a voz do Pai: ‘Este é o meu filho amado’ (Marcos 9.7).  O próprio Cristo nos mostrou o Pai: “quem me vê, vê o Pai” (João 14: 9).  Agora conhecemos o Pai na mesma medida em que conhecemos o Filho.  ‘Eu e meu Pai somos um’ (João 10.30).  E o pai dá testemunho de Seu Filho.  Portanto, oramos, que o Filho de Deus, salve-nos e ao Teu mundo.  Adquirir oração é adquirir a eternidade.  Quando o corpo está morrendo, o grito ‘Jesus Cristo’ se torna a vestimenta da alma; quando o cérebro não funciona mais e outras orações são difíceis de lembrar, à luz do conhecimento divino que procede do Nome, nosso espírito ascenderá à vida incorruptível.

Veja Também

outubro 20, 2021

Oração a Nossa Senhora Desatadora dos Nós -novo

outubro 20, 2021

Oração a Nossa Senhora Desatadora dos Nós

janeiro 7, 2021

Eu adoro, ó Jesus, tuas cinco Chagas

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?