TESOUROS DA IGREJA

Dos vários modos de Oração

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A ATENÇÃO É ESSENCIAL

Com base neste ensinamento, São Nilo de Sora diz que quem reza com os lábios e a voz, mas sem atenção, levanta a oração no ar, mas não a Deus.  “É paradoxal querer que Deus o ouça quando você não se ouve ”, disse São Dimitri de Rostov, tomando emprestadas estas palavras do santo bispo e mártir Cipriano de Cartago.  É exatamente o que acontece com quem ora oralmente e em voz alta, mas sem prestar atenção: não se escuta, se deixa levar pelas distrações, seu pensamento vagueia em inquietações tão alheias à oração.  E muitas vezes eles param de repente, sem se lembrar do que acabaram de ler; ou em vez de falar as palavras da oração que estão lendo, eles começam a dizer as de outras orações, embora seu livro esteja aberto diante de seus olhos.  Como poderiam os Santos Padres não condenar tal oração feita sem atenção, mutilada, destruída pelas distrações!

 

TESTEMUNHO DOS PADRES

“A atenção”, diz São Simeão, o Novo Teólogo, “deve estar tão intimamente ligada à oração como o corpo está à alma: esta não pode ser separada; eles não podem ser um sem o outro.  A atenção deve ser como uma sentinela vigilante para observar a aproximação do inimigo.  Que ela seja a primeira a lutar contra o pecado, a se opor aos maus pensamentos que chegam ao coração!  Então, seguindo a atenção, vem a oração para erradicar e instantaneamente aniquilar todos os pensamentos ruins contra os quais a atenção primeiro lutou, pois só a atenção não pode não pode controlá-los.  A vida e a morte da alma dependem desta batalha travada conjuntamente pela atenção e oração.  Se, por meio da atenção, protegermos a pureza de nossa oração, progrediremos.  Se, por outro lado, não cuidarmos de mantê-la pura, mas deixá-la sem cuidados, maus pensamentos o contaminarão, nos tornaremos homens relaxados e não poderemos progredir ”.  A atenção deve acompanhar absolutamente a oração oral e vocal, como qualquer outra forma de oração.  Quando presentes, os frutos da oração oral são inúmeros.  O asceta deve começar com uma oração oral.

 

A Igreja ensina seus filhos em primeiro lugar.  “A raiz da vida monástica é a salmodia”, disse Santo Isaac, o Sírio. “A Igreja”, ensina São Pedro Damasceno, “para um propósito louvável e aceitável a Deus, é dotada de canções e vários hinos por causa da fraqueza de nosso intelecto, para que nós, que estamos inconscientes, possamos ser atraídos para a doçura do salmo e cantar, por assim dizer, apesar de nós mesmos, os louvores de Deus.  Aqueles que podem compreender e penetrar o significado das palavras que falam, entram em um estado de humilde ternura de coração.  Assim, como por uma escada, ascendemos aos pensamentos sagrados.  À medida que nos habituamos a estes pensamentos divinos, surge em nós um desejo divino e permite-nos descobrir o que significa adorar o Pai em Espírito e na Verdade (cf. Jo 4, 24) de acordo com a palavra do Senhor ”.

FRUTOS DA ORAÇÃO ORAL

A boca e a língua, frequentemente praticadas na oração e na leitura da Palavra de Deus, são santificadas;  eles não podem mais dizer palavras vãs ou rir, e tornam-se incapazes de proferir piadas, obscenidades ou palavras pútridas.  Você quer progredir no treinamento mental e na oração do coração?  Primeiro, aprenda a estar atento durante a oração oral e vocal: A oração oral dita com atenção se transformará em oração da mente e do coração.  Você quer aprender a rejeitar com rapidez e força os pensamentos semeados em nós pelo inimigo comum da humanidade?  Afasta-os, quando estiveres só na tua cela, com uma oração oral atenta, pronunciando as palavras com calma, com humilde ternura de coração.  O ar ecoa com atenta oração oral e vocal, a mentira apodera-se dos príncipes do ar, seus braços paralisam, suas redes apodrecem e se rasgam.  O ar ressoa com atenta oração oral e vocal – e os santos anjos se aproximam daqueles que oram e cantam; eles se juntam ao coro e participam de seus hinos espirituais, como certos santos foram julgados dignos de ver, e entre eles o nosso contemporâneo, o abençoado staretz Serafim de Sarov.

A PRÁTICA DOS PADRES

Muitos Padres ilustres praticaram a oração oral e vocal durante toda a sua vida, e isto não os impediu de serem preenchidos com os dons do Espírito.  A causa de seu progresso é encontrada no fato de que com eles a mente, o coração, a alma e todo o corpo estavam unidos com sua voz e seus lábios; pronunciavam a oração com toda a alma, com todas as forças, com todo o seu ser, enfim com o homem todo, assim São Simeão da Montanha Admirável recitou todo o Saltério durante a noite.  Santo Isaac, o Sírio, menciona um ancião abençoado cuja ocupação era a leitura orante dos salmos; ele foi autorizado a continuar lendo apenas três ou quatro Salmos, após os quais a consolação divina o tomou com tal poder que ele permaneceu por dias em um estado de êxtase feliz, sem consciência do tempo, nem de si mesmo.  Durante a leitura do Acatista, São Sérgio de Radonge foi visitado pela Mãe de Deus acompanhado dos apóstolos Pedro e João. Diz-se de Santo Hilarion de Suzdal que quando leu o Acatista na igreja, as palavras voaram de sua boca como se estivessem pegando fogo, com uma força e eficácia sobre os ouvintes que não podiam ser explicadas.  A oração oral dos santos foi avivada pelo cuidado e pela graça divina que restaurou a unidade dos poderes do homem dividido pelo pecado; é o que explica por que espalhou uma força sobrenatural e produziu uma impressão tão prodigiosa nos ouvintes.  Os santos louvaram a Deus com todo o seu coração; cantaram e confessaram a Deus com firmeza inabalável (isto é, sem distrações); cantaram a Deus com sabedoria.

SALMODIA

Deve-se notar que os santos monges dos primeiros séculos e todos aqueles que queriam progredir na oração não se importavam muito com o canto em si.  Sob o termo “salmodia”, que é mencionado em suas vidas e em seus escritos, é necessário entender uma leitura extremamente lenta dos salmos e outras orações.  Essa leitura é essencial se quisermos permanecer vigilantes e evitar distrações.  Por causa da lentidão e sua afinidade com o canto, essa leitura foi chamada de “salmodia”.  Eles faziam de cor; os monges daquela época tinham de fato a regra de memorizar o Saltério.  A recitação dos salmos de cor contribui muito para fixar a atenção. Tal leitura não é na realidade uma leitura, pois não é feita através de um livro, mas é literalmente salmodia numa célula escura, com os olhos fechados, que protege da distração, enquanto que uma célula iluminada para ler um livro, simplesmente para o ver intelectualmente, o desvia do coração para o exterior. “Eles cantam”, diz São Simeão, o Novo Teólogo, “isto é, seus lábios oram.”  “Aqueles que absolutamente não cantam”, diz São Gregório Sinai, “fazem bem também, se já progrediram. Na verdade, eles não precisam recitar salmos, mas eles precisam de silêncio e oração incessante”.

 

LEITURA E ORAÇÃO

A rigor, os Padres chamam de” leitura ” a leitura da Sagrada Escritura e dos escritos dos Santos Padres, e “oração” sobretudo a Oração de Jesus, bem como a Oração do Publicano e outras orações extremamente curtas.  Que estas orações devem substituir a salmodia é incompreensível para os principiantes e não lhes pode ser explicado satisfatoriamente, pois está além da sabedoria psíquica e só pode ser explicado pela experiência abençoada.

 

Irmãos, estejamos atentos nas orações orais e vocais que fazemos durante os serviços religiosos e na solidão de nossas células.  Não tornemos nossos esforços e nossa vida no mosteiro estéril por causa de nosso descuido e negligência na obra de Deus.  A negligência na oração é fatal!  Maldito, dizem as Escrituras, aquele que faz a obra de Deus negligentemente (Jr 48:10).  O resultado dessa maldição é óbvio: esterilidade espiritual total e ausência de qualquer progresso, apesar de muitos anos passados ​​na vida monástica.  Coloquemos na base do nosso ascetismo de oração – e é este o principal e mais importante entre os trabalhos monásticos e para o qual existem todos os outros – a oração atenta, oral e vocal.  Em resposta a esta oração, o misericordioso Senhor dará, a seu tempo, ao asceta perseverante, paciente e humilde, a oração do intelecto e do coração movido pela graça.  Amém

Veja Também

outubro 20, 2021

Oração a Nossa Senhora Desatadora dos Nós -novo

outubro 20, 2021

Oração a Nossa Senhora Desatadora dos Nós

janeiro 7, 2021

Eu adoro, ó Jesus, tuas cinco Chagas

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?