VENTOS DOS DESERTOS

A Oração é uma luta dolorosa e sangrenta

(By Élder Ephraim of Katounakia)

(Nota: essas práticas são apenas para Cristãos Ortodoxos que se esforçam para viver de acordo com os Mandamentos de Deus e que também têm uma bênção de seu pai espiritual para se engajar em tais lutas. Eles podem ser prejudiciais de outra forma).

“A oração é uma luta. Ela fortalece a luta dos fiéis contra o diabo, mas também é uma luta dolorosa e sangrenta. Todo o nosso esforço é para concentrar nossa mente nas palavras da “Oração de Jesus”.

Devemos tornar nossa mente surda e muda para qualquer outro pensamento, bom ou mau, que o mal nos traz. Não devemos dar ouvidos aos pensamentos que vêm de fora ou respondê-los. Precisamos desprezá-los completamente e não conversar com eles. Portanto, devemos buscar em todos os sentidos a mudez completa de nossa mente, porque somente com essa ação podemos manter nossa alma em calma para que a Oração de Jesus possa agir com eficácia.

Sabe-se que os pensamentos descem da mente para o coração e o perturbam. A mente perturbada também perturba o coração. Assim como o vento levanta as ondas do mar, também o vento dos pensamentos levanta ondas na alma. A atenção é necessária para a oração. É por isso que os Padres falam sobre oração em combinação com vigilância. A vigilância mantém a mente em constante alerta e prontidão e a oração traz a graça divina …

Os Santos Padres ensinam que mesmo que o homem nem sempre esteja sob o domínio dos demônios, ele está, no entanto, sob sua influência e hostilidade persistente. Eles continuamente rondam a alma e tentam, por todos os meios, fazer o fiel pecar, seja pelos sentidos (quando o objeto está próximo) ou pela imaginação (quando a pessoa ou objeto está longe) ou pelos movimentos da carne. Pois todo o homem, que consiste de corpo e alma, recebe a influência de Satanás e é capturado por ele.

As táticas hostis do mal, entretanto, são mais aparentes durante a oração. Aqueles que lutam nessa luta interior vêem o mal fazendo guerra contra eles furiosamente a cada passo. Eles vêem o diabo claramente usando todos os

meios para distrair sua mente de Deus. Eles vêem todos os ardis malignos do demônio, que odeia o bem e mata o homem.

Segundo São Marcos, o Asceta: “Quando o diabo vê que estamos orando no coração, ele incorre em grandes e maliciosas tentações”. Ele odeia excessivamente os homens, e seu ódio aumenta quando ele vê que eles tendem a se tornar anjos através da oração, e ocupar o lugar que os demônios ocupavam antes de sua queda. São Gregório de Nissa descreve esta inveja maliciosa do diabo, causada pela “divinização” do homem: “Os demônios são consumidos pela inveja e pelo ciúme, quando os homens estão prontos para adquirir parentesco com Deus, enquanto eles (os demônios) quebraram essa relação com os bons”…

A imaginação é a arma mais astuta de Satanás; imaginando o passado e imaginando o futuro; imaginando boas obras, imaginando más. Vários pensamentos vêm e preocupam a mente, de modo que ela cessa de meditar no nome de Jesus. Ele tenta fazer o homem não mostrar interesse em Deus e expressar seu amor. Primeiramente, ele o persuade a lembrar as falhas que cometeu em sua vida, no passado e no presente.

Os Santos Padres dizem que a guerra geralmente é tão violenta quanto as paixões eram antes. Para cada prazer, ele deve pagar a dor proporcional. Há uma estreita conexão entre prazer e dor na vida ascética dos Padres. O prazer trouxe tanto a queda quanto a dor; e é precisamente essa dor que restaura o homem ao seu estado original e o cura. Assim, o homem sofre muito. Ele paga por cada pensamento e prazer maligno a quantidade proporcional de sofrimento, para que um equilíbrio seja restaurado

Eventos que aconteceram há muitos anos, pelos quais ele sentiu prazer, sendo entretanto esquecidos, aparecem agora em toda a sua intensidade e amplitude. Ele pode até chegar ao ponto de desgosto e desespero.

Pensamentos blasfemos interpelam o atleta da oração… incredulidade sobre as grandes questões da fé, como a divindade de Cristo e a pureza da Santíssima Mãe de Deus e dos Santos, etc. Muitas vezes estes pensamentos são expressos e verbalizados durante a oração, sem que o lutador dessa luta saiba ou queira.

Os pensamentos blasfemos devem ser combatidos com desprezo. Só assim eles desaparecem. Pensamentos blasfemos são inspirados pelo diabo – eles não são nossos. Aqui podemos afirmar que a palavra do Senhor tem validade: “Você não pode servir a Deus e a Mamom” (Mt 6:24), ou seja, não se pode fazer duas coisas simultaneamente. Não pode ser encantado pelo mais doce néctar da oração de Jesus, por um lado e por outro lado, enquanto está orando, duvidar do poder da oração ou das verdades dogmáticas.

O último é o ataque do diabo. O desprezo, então, é necessário e se o pensamento blasfemo continuamente nos ataca, ele precisa da confissão ao pai espiritual. Em seguida, ele desaparece imediatamente. Além disso, o mesmo acontece com pensamentos persistentes. Um pensamento que persiste, especialmente durante a oração, precisa ser confessado. Assim, o demônio que se esconde sob ela, desaparece imediatamente, como a cobra quando levantamos a pedra …

O atleta da oração não deve se deixar abalar. Ele deve se opor à imaginação com a invocação contínua do nome de Jesus, e ele deve se concentrar nas palavras da oração de Jesus. Ele deve permanecer bravamente na concisão da oração de Jesus. Ele não deve pensar em nada durante a oração, seja em obras erradas ou mesmo boas…

Muitas vezes o diabo, continuou ele, aparece e fala com o atleta da oração. Ele o desafia e tenta abrir um diálogo com ele. Às vezes ele culpa o atleta, às vezes o elogia, às vezes ele zomba dele, às vezes ele interpreta certos atos de forma errada. O inexperiente nesta competição espiritual começa a falar com o diabo e responde a suas perguntas e ataques. Porém, esse é um erro, principalmente para os iniciantes, pois os inexperientes nessas situações são derrotados até mesmo se parece que o diabo foi posto em fuga por suas respostas. A confusão e o medo permanecem. E mais tarde, quando se lembrarem desta cena e de tudo o que foi dito, eles ficarão abalados e perturbados. Os Padres recomendam que quem não tem a experiência e a força necessária não responda. Eles devem ser indiferentes ao diabo e desprezá-lo. Eles devem fazer o mesmo na guerra contra seus pensamentos. Portanto, o desprezo contra o diabo e a perseverança na oração de Jesus são necessários…

Veja Também

janeiro 16, 2024

Turma da Sopa Campinas busca doações

janeiro 2, 2024

Resultado Sorteio Onix

agosto 1, 2023

Igreja Nossa Senhora Desatadora dos Nós recebe uma peregrinação de 150 haitianos

× Como posso te ajudar?